Dia Internacional do Hambúrguer

Dia 28 de Maio é comemorado o Dia Internacional do Hambúrguer e esse prato famoso no mundo todo tem uma história controvérsia. Uns dizem que surgiu na Mongólia, no século XVII, quando os cavaleiros amaciavam a carne colocando embaixo cela do cavalo. Outros dizem que surgiu na Alemanha, mas o fato é que hoje em dia está muito ligado a cultura Norte Americana e normalmente Junk food. 

Mas quem foi que disse que hambúrguer tem que ser pesado, cheio de gordura e que é proibido para quem quer se manter em forma?

Existem muitas maneiras de deixar essa paixão mundial, ainda mais gostosa, saudável e cheia de sabor!  Por isso compartilho com vocês minhas receitas prediletas! E não se preocupem, porque tem para todos os gostos: de carne, de frango, de salmão e vegetariano.

 

HAMBURGUER DE SALMÃO COM KANI AO MOLHO DE GENGIBRE E CROSTA DE CEBOLA SECA

Ingredientes:

Para o Creme de Gengibre

1 colher de sopa de cottage 0% de gordura

2 colheres de sopa de iogurte desnatado

2 colheres de sopa de gengibre ralado

1 pitada de Sal

1 colher de chá de tomilho

 

Para o hamburguer

2 postas (500 gramas) de salmão

1 colher sopa de suco de limão

1 pitada de sal

1 colher de sopa de cebolinha picada

1 colher de sobremesa de salsinha picada

2 colheres de sopa de mostarda Dijon

10 bastonetes (200 gramas) de Kani desfiado e picado

1 ovo inteiro

1 colher de sopa de cebola seca

Modo de Fazer:

Em um bowl misture o iogurte com o cottage até que fique homogêneo. Esprema bem o gengibre, colocando apenas o suco. Tempere com sal e tomilho e reserve. Em uma panela coloque o salmão e cubra com água. Deixe ferver por 3 minutos. Desligue, escorra e deixe esfriar. Tempere com o limão, as ervas e a mostarda. Misture o kani picado e o ovo, mexendo com uma colher. Coloque um pedaço de filme plástico dentro de um aro, deixando as bordas para fora. Complete o aro com a massa do hambuguer apertando com uma colher ou com as pontas dos dedos. Retire a massa do aro juntando as bordas do filme plástico. Vire delicadamente o hambúrguer na frigideira quente e baixe o fogo. Deixe dourando por 3 minutos e vire com uma espátula, tomando cuidado para não quebrar. Deixe mais 3 minutos e desligue. Sirva o hambúrguer com o creme de gengibre por cima e polvilhe cebola seca por cima. Enfeite com folhas de salsa.

Rendimento: 4 porções  /  Tempo de preparo: 40 minutos

HAMBURGUER DE CARNE RECHEADO COM BLANQUET DE PERU E COTTAGE

Ingredientes:

1kg de carne moída magra

1 envelope de caldo de legumes 0%de gordura

1 ovo

1 colher de chá de salsa picada

1 colher de chá de tomilho

1 colher de chá de mostarda

8 fatias de blanquet de peru

4 colheres de sopa de cottage

Modo de Fazer:

Misture a carne moída com o caldo, o ovo, a salsinha, o tomilho e a mostarda. Misture bem com as mãos até que esteja homogênea. Divida em quatro porções e abra bem cada uma delas com as mãos. Coloque uma fatia do blanquet de peru no centro dentro uma borda de carne nas laterais. Coloque uma colher do cottage e outra fatia de blanquet por cima. Feche o hambúrguer cobrindo todo blanquet de peru com a carne das bordas, até formar um polpetone recheado. Faça isso em todas quatro porções. Coloque em uma frigideira bem quente e vá pingando água quente para não deixar queimar.

Rendimento: 4 porções /  Tempo de preparo: 30 minutos 

HAMBURGUER DE FRANGO COM MAIONESE LIGHT

Ingredientes:

Para o hambúrguer:

1 xícara (café) de PTS (Proteína Texturizada de Soja)

2 xícaras (café) de caldo de legumes caseiro

400g de peito de frango moído

1 cebola ralada

1 ovo

1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos

Sal a gosto

Salsa picada a gosto
 

Para a salada:

1 Alface americana

1 cenoura

½ cebola roxa

250g de cottage 0% de gordura

Suco de ½ limão

1 colher (chá) de mostarda

1 ovo cozido

Sal a gosto

Modo de Fazer

Cubra a PTS com o caldo de legumes fervente e aguarde de 1 a 5 minutos. Confira se a textura da PTS é a de uma esponja. Se ela estiver macia, é sinal de que está pronta. Escorra a PTS com o auxílio de um escorredor e esprema com a mão para tirar o excesso de caldo. Misture bem o frango moído, a cebola, o ovo, a aveia, a PTS hidratada, o sal e a salsa. Modele os hambúrgueres e leve à geladeira por 30 minutos. No momento do preparo, aqueça uma frigideira antiaderente e doure os hambúrgueres dos dois lados. Pingue caldo de legumes ou água morna para não grudar. Reserve.

 Para a salada, corte a alface, rale a cenoura e fatie a cebola em rodelas finas. No liquidificador, bata o cottage, o limão, a mostarda e o ovo até que fique um creme liso. Ajuste o sal se necessário. Junte o molho à salada e sirva com o hambúrguer acompanhado de pão de hambúrguer integral.

Rendimento: 4 porções /  Tempo de preparo: 1 hora e 15 minutos 

HAMBURGUER DE QUINUACOM ESPINAFRE E CHAMPIGNON

Ingredientes:

300grs de quinua

1colher de café de caldo de legumes desengordurado

1 xicara de chá de agua

1 ovo inteiro

1 pires de chá de champignon paris fresco picado

4 fatias de pão integral esfarelada

1colher de chá de mostarda

1colher de chá de molho inglês

1colher de chá cebola

1colher de sobremesa de azeite

Sal a gosto

Modo de fazer:

Coloque a quinua para cozinhar com água e o caldo de legumes, em seguida escorra bem. Numa vasilha coloque o pão esfarelado, o ovo, a cebola ralada, a mostarda, o molho inglês e o azeite. Mexa bem, e vá acrescentado a quinua cozida e o champignon picado. A massa não deve ficar muito dura. Faça pequenos hambúrgueres utilizando um aro. Unte uma forma com azeite e coloque os hambúrgueres para assar no forno pré-aquecido a 200 graus. Deixe assar por 25 minutos. Sirva com o molho de maionese caseiro light e rodelas de tomate.

Rendimento: 4 porções /  Tempo de preparo: 1 hora e 15 minutos /  Kcal/porção: 160 Kcal