Uma receita, mil versões! Massa de panqueca com Quinua!

 Foto: Antonio Rodrigues

Foto: Antonio Rodrigues

Já pensou como uma simples massa de panqueca pode ser versátil para você criar tantas receitas?  

Essa daqui é uma versão que a Nossa Nutricionista criou para um projeto da Electrolux em 2012 e de lá para cá, foi ganhando mil recheios e versões deliciosas.

O que faz ela ser diferente? Tem muito mais fibras e uma incrementada de amioácidos essenciais presente na quinua. O resultado? Uma massa mais saborosa, com mais fibras e com um valor nutricional ainda melhor que a tradicional. 

Então vamos ao passo a passo que ainda dá tempo de preparar para a próxima refeição.

INGREDIENTES:

  • 1 copo (tipo americano) de leite desnatado
  • 1 ovo inteiro
  • 1/2 copo (tipo americano) de farinha de trigo
  • 1/3 copo (tipo americano) de farelo de aveia
  • 1 colher de sobremesa de farelo de trigo
  • Sal a gosto
  • 3 colheres (sopa) de grãos de quinua já cozidos
  • 1 colher café de margarina light

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador, o leite, ovo, a farinha de trigo, a aveia, o farelo de trigo e o sal. Retire do liquidificador, coloque numa vasilha, misture a quinua cozida e deixe descansar por 5 minutos para hidratar os farelos. Unte uma frigideira antiaderente pincelando a margarina light e aqueça em fogo baixo. Com uma concha pequena, mexa a massa para que a quinua e a aveia fique homogeneizada. Coloque uma concha pequena de massa no centro e vá girando a frigideira devagar até formar um círculo. Deixe dourar e vire dourando o outro lado novamente. Retire da frigideira. Repita a operação até terminar a massa. 

DIFERENTES VERSÕES

RECHEADA: Você pode fazer fininha para enrolar com recheios como cogumelos refogados com azeite e cebolinha ou com ricota temperada com azeite, orégano e sal; com frango, milho e requeijão light ou ainda a tradicional carne moída com molho de tomate.

LASANHA: A mesma massinha ainda serve para fazer lasanha que pode ser com recheio mais tradicional (mussarela, peito de peru, molho de tomate e molho branco) ou uma versão mais refinada como Alcachofra e molho de queijo. 

SOBREMESA: E uma versão doce? Troque o sal da massa por adoçante próprio para forno e fogão e terá uma massa mais adocicada. Recheie com frutas cozidas como maçã ou pêra e sirva de sobremesa com uma colher de iogurte adoçado com mel e temperado com canela.  

Depois nos conte a sua versão! Compartilhe em suas redes sociais com a #receitalivlight e marque nosso instagram @livlightbr